São Paulo, quinta-feira, 08 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO

Prioridade é cumprir meta de Lula, diz Gaudenzi

Presidente da agência brasileira assume e promete VLS para 2006

MARCUS VINICIUS MARINHO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Em seu discurso de posse anteontem em Brasília, o novo presidente da AEB (Agência Espacial Brasileira), o baiano Sérgio Gaudenzi, disse que cumprirá a promessa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de lançar o quarto protótipo do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites) até 2006.
"Que o VLS deve chegar ao espaço até 2006 é uma determinação do presidente, e vamos unir todos os esforços para que isso aconteça", afirma Gaudenzi, que diz acreditar que disporá nos próximos três anos dos US$ 100 milhões necessários à retomada do programa do VLS, após o acidente ocorrido em agosto de 2003.
Gaudenzi também defendeu uma maior participação da comunidade civil e maior integração entre as entidades que compõem os projetos espaciais. Ele diz que quer basear sua gestão nas lições do acidente, que matou 21 engenheiros e técnicos. "Pudemos ver que temos de dar mais transparência a todo o programa. É preciso que o Congresso se envolva, que os setores responsáveis conversem mais e que a sociedade civil participe do processo."
Gaudenzi, 62, é membro da Executiva Nacional do PSB, mesmo partido do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos. Além da presença de Campos, sua cerimônia de posse ainda contou com o ministro da Defesa, José Viegas, e com o deputado federal Miguel Arraes (PSB-PE).


Texto Anterior: Exploração: China prepara festa dos 600 anos das viagens do "Colombo" asiático
Próximo Texto: Peixe pequeno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.