São Paulo, quarta-feira, 09 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA ATÔMICA

Agência começa programa de inspeção nuclear pelo Brasil

JANAINA LAGE
ENVIADA ESPECIAL A RESENDE

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) escolheu o Brasil para iniciar um programa de aprimoramento das práticas de segurança em instalações nucleares no mundo todo. Uma missão-piloto da agência visitou a INB (Indústrias Nucleares do Brasil).
Para Samuel Fayad, diretor da INB, a inspeção, no momento em que o país retoma a discussão sobre a ampliação do programa nuclear mostra o interesse da indústria em atender aos requisitos internacionais.
A estrutura compacta da INB foi um dos fatores que levaram a agência a escolher o Brasil para iniciar a missão-piloto. Não se trata de uma certificação, mas de uma recomendação de melhores práticas.
O Brasil ainda não enriquece urânio em escala comercial. A planta da INB em Resende, sul do Estado do Rio, concentra as atividades de reconversão até a entrega do combustível. Os próximos países visitados pela AIEA serão Argentina e China.
Segundo Pierre Nocture, um dos especialistas que integram a missão, foram analisados aspectos como organização, operação, manutenção, modificações na fábrica, proteção radiológica e tratamento de rejeitos.
"O Brasil já requisitou missão similar para analisar os reatores de Angra. O país tem se mostrado aberto para isso e entendeu que não existe estabilidade em segurança, ou ela cresce ou diminui", disse Nocture.


Texto Anterior: Cientista critica descaso do país com o IPCC
Próximo Texto: Células-tronco: Estado dos EUA dará US$ 1,25 bi a pesquisas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.