São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2006

Texto Anterior | Índice

ZOOLOGIA

Ave marinha dá "uma volta e meia" na Terra

DO "INDEPENDENT"

Especialistas em pássaros migratórios descobriram que o bobo-escuro (Puffinus griseus), um parente do albatroz, é a ave que mais voa no mundo. O animal é capaz de viajar 63 mil quilômetros em um ano -o equivalente a uma volta e meia na Terra.
A espécie se reproduz sob o verão austral, do Chile à Nova Zelândia, e no meio do ano segue para o norte do Pacífico em busca de calor. A rota já era conhecida, mas só agora foi possível medi-la.
A equipe de 11 cientistas que etiquetou e recapturou os pássaros foi liderada por Scott Shaffer, da Universidade da Califórnia em Santa Cruz. "A única espécie capaz de rivalizar com o bobo-escuro é o trinta-réis-ártico [Sterna paradisaea], que se reproduz no Ártico e migra para a Antártida", diz o pesquisador. "Mas não sabemos se eles fazem isso em uma única estação, porque ninguém ainda os rastreou."


Texto Anterior: Recorde no nascimento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.