São Paulo, quinta-feira, 09 de agosto de 2007

Texto Anterior | Índice

Neurobiólogo foi colega de prêmio Nobel

DO COLUNISTA DA FOLHA

O neurobiólogo Jean-Pierre Changeux, 71, integrante do Collège de France, não chega a ser uma celebridade no Brasil. De seus vários livros, somente dois podem ser encontrados em edições brasileiras: "Uma Ética para Quantos?" (Edusc, 1999) e "Matéria e Pensamento" (Editora da Unesp, 1996).
Changeux, que veio ao Brasil patrocinado pela cátedra Lévi-Strauss (convênio entre o Instituto de Estudos Avançados da USP e o Collège de France), tem currículo invejável. No início da carreira, o cientista trabalhou com o Nobel de Medicina (1965) Jacques Monod, autor do clássico "O Acaso e a Necessidade" (1970).
Monod e Changeux produziram um dos artigos mais célebres da biologia molecular, "Sobre a Natureza das Transições Alostéricas" (1965), que já angariou mais de 1.300 citações desde então. (ML)


Texto Anterior: Ciência traz avanço ético, diz Changeux
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.