São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Índice

"Eu estou muito velho para receber o prêmio", brinca Osamu Shimomura, 80

DA REDAÇÃO

O japonês Osamu Shimomura, 80, há 48 anos nos EUA sem perder o sotaque, diz que achou estranho receber o Nobel de Química. Afinal, todo o seu trabalho foi em biologia, área para a qual não existe a premiação.
Shimomura foi o primeiro cientista a extrair proteínas fluorescentes da água-viva Aequorea victoria, que habita a costa Noroeste dos EUA. O método usado por ele era para lá de artesanal: cortar pedaços de água-viva e espremê-los num filtro. O "suco" continha uma proteína chamada aequorina, que emitia luz azul, mas também a proteína verde -a GFP-, que chamou atenção por se manter brilhante apenas em presença de oxigênio, enquanto a aequorina precisava de outras moléculas como aditivo para brilhar. De seu escritório em Woods Hole, ele falou à Folha. (CA)

 

FOLHA - Este é um prêmio de Química, mas que está sendo dado a três biólogos. O que está acontecendo com essa categoria do Nobel?
OSAMU SHIMOMURA
- É muito estranho para mim. Mas eu nunca esperei este prêmio, porque estou muito velho (risos). Anteontem eles deram o de Medicina, e eu achei que tivesse alguma chance. Mas hoje de manhã fiquei muito surpreso com o prêmio em Química.

FOLHA - O sr. começou como biólogo de organismos, e hoje só se fala em biologia molecular. Se o sr. começasse hoje, para onde iria?
SHIMOMURA
- Os organismos contêm muitas substâncias interessantes, e eu acho que há muito ainda a descobrir. Mas eu acho que eu iria para a biologia molecular.

FOLHA - O sr. teria emigrado do Japão para os EUA hoje?
SHIMOMURA
- Eu saí em 1960. Mas, se eu tivesse ficado no Japão nos últimos 20, 30 anos, eu teria ficado lá. Os EUA nos anos 1960 eram um lugar muito melhor que o Japão. Mas hoje eu não posso voltar (risos).

FOLHA - O sr. já sabe o que vai fazer com o dinheiro do prêmio?
SHIMOMURA
- Nem idéia! Vou pensar nisso mais tarde. Eu nunca quis o dinheiro do prêmio, não estou interessado. Mas, já que eles querem me dar, vou aceitar (risos).

FOLHA - Martin Chalfie disse que usaria o Nobel para apoiar a candidatura de Barack Obama...
SHIMOMURA
- É um bom uso!


Texto Anterior: "Achei que fosse da Suécia", diz Martin Chalfie
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.