São Paulo, quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Herbicida mostra efeito contra a toxoplasmose

Teste com camundongos revela droga potencial

Jennifer Gordon e Wandy Beatty
Imagem mostra conjunto de protozoários Toxoplasma (em azul); estudo mostra como esses parasitas se comunicam

Um parasita de apenas uma célula, comum em gatos, usa um mecanismo causador de doença que antes só havia sido visto em plantas e seres marinhos primitivos, como esponjas. Deu a louca na bioquímica? Parece que sim, pois foi possível aos cientistas tratar camundongos infectados com o parasita usando um herbicida.
O protozoário Toxoplasma gondii, causador da toxoplasmose, se hospeda principalmente no gato, mas pode infectar outros animais, incluindo os humanos. A toxoplasmose, porém, é grave apenas para pessoas com sistema de defesa debilitado ou para fetos.
A equipe de David Sibley, da Universidade Washington, em Saint Louis (EUA), mostrou como funciona o mecanismo usado pelo parasita para produzir o ácido abscísico, um hormônio vegetal que é fundamental para seu desenvolvimento e sua replicação. Como o herbicida fluridone bloqueia a ação desse hormônio em plantas, os cientistas resolveram testá-lo em camundongos infectados.
"Tratamento com fluridone reduziu o nível do ácido abscísico nos parasitas mais do que quatro vezes", escreveram Sibley e colegas em artigo na revista "Nature". "Surpreendentemente, o tratamento com fluridone não bloqueou a invasão ou replicação, mas sim inibiu a saída de parasitas maduros da célula infectada", afirmaram os pesquisadores. O herbicida foi capaz de evitar infecções potencialmente letais, além de diminuir o total de parasitas.
Os autores do estudo lembraram que o fluridone tem baixa toxicidade para células de mamíferos, já que o mecanismo bioquímico ligado ao ácido abscísico inexiste nelas. "Nossos resultados, combinados com uma patente prévia indicando que ele também é eficaz contra a malária, sugerem que essa seletividade poderá ser explorada para o desenvolvimento de drogas", concluem os cientistas. (RICARDO BONALUME NETO)