São Paulo, terça-feira, 10 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VLS-1

Eduardo Campos nega divergências internas sobre rumo do programa espacial

Relatório será adiado, anuncia MCT

FREE-LANCE PARA A FOLHA CAMPINAS

O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, afirmou que o governo adiou a divulgação do relatório sobre o acidente que matou 21 pessoas durante os preparativos de lançamento de um protótipo do foguete VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), em Alcântara, no Maranhão. A declaração foi dada ontem, durante visita ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas.
Campos também minimizou a importância de possíveis divergências com o Ministério da Defesa no que diz respeito ao programa espacial brasileiro.
O ministro da Defesa, José Viegas, defende uma parceria com a Rússia nessa área, enquanto os técnicos do Ministério da Ciência e Tecnologia seriam a favor de um trabalho conjunto com a Ucrânia.
"Não temos política de ministério, temos política de governo. A política espacial do governo será definida pelo presidente Lula. As alternativas de parceria com a Rússia e a Ucrânia não são excludentes, elas podem ser, inclusive, complementares", disse Campos.
"Isso ainda não foi possível, mas o compromisso do governo brasileiro é divulgar esse relatório assim que estiver concluído", disse.
Para o ministro, o primeiro passo para aumentar investimento da iniciativa privada em ciência e tecnologia é a aprovação de uma nova lei de inovação tecnológica.
"A inexistência desse marco legal inibe os investimentos das empresas. Acreditamos que é possível dar ao Brasil, ainda nesse primeiro semestre, um marco regulatório para o setor de ciência e tecnologia. que discipline a relação entre as empresas, a universidade e os institutos de pesquisa."
De acordo com ele, em seu relacionamento com a iniciativa privada hoje os institutos de pesquisa e universidades estão submetidas à lei de licitações.
"Nós vamos aproveitar experiências internacionais de êxito, que desburocratizam esse processo." (PAULO REDA)


Texto Anterior: Música: Tom Jobim é o mais popular, dizem físicos
Próximo Texto: Panorâmica: Aperitivo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.