São Paulo, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Brasil era paraíso crocodiliano na Era Mesozóica

DA REPORTAGEM LOCAL

É difícil dar atenção a qualquer outro bicho fóssil numa época em que os dinossauros ainda eram os reis da Terra, mas o fato é que, durante o Mesozóico (de 245 milhões a 65 milhões de anos atrás), os parentes e ancestrais dos crocodilos alcançaram grande diversidade de formas.
"É uma coisa que você não encontra depois da extinção dos dinossauros. A partir daí, só os Eusuchia [os representantes atuais do grupo, que são semi-aquáticos] sobrevivem. E o Brasil tem uma diversidade imensa dessas formas mais primitivas", diz Avilla.
O Baurusuchus pachecoi, por exemplo, é um dos representantes dos baurussuquídeos, que também são encontrados na Argentina e, por incrível que pareça, no longínquo Paquistão.
Muito antes deles, no Período Triássico (de 245 milhões a 208 milhões de anos atrás), o Rio Grande do Sul era aterrorizado pelo Prestosuchus, um corredor de 5 m de comprimento. (RJL)


Texto Anterior: Crocodilo pré-histórico lutava pelo poder
Próximo Texto: Panorâmica - Medicina: Coração de roedor pode se regenerar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.