São Paulo, sexta-feira, 10 de junho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEDICINA

Mecanismo genético tem papel no câncer
Um mecanismo genético recentemente descoberto parece ter papel importante no desenvolvimento do câncer, diz um grupo de cientistas. As novas revelações podem no futuro levar a novos modos de diagnosticar e tratar a doença.
A descoberta, publicada na última edição da revista "Nature" (www.nature.com), diz respeito aos micro-RNAs, pequenos pedaços de material genético que ajudam a controlar a atividade de outros genes. O material foi descoberto no início da década de 1990, num verme, e em anos recentes os cientistas o têm encontrado em toda parte, inclusive em células humanas.
O achado pode "mudar o cenário da genética do câncer", diz Paul Meltzer, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano dos EUA, em comentário publicado na mesma "Nature". (DO "NEW YORK TIMES")