São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo alemão deu novo passo há uma semana

DA REDAÇÃO

Ex-colegas de Wolfgang Ketterle no Instituto Max Planck de Óptica Quântica, em Garching (Alemanha), anunciaram na semana passada um grande avanço com condensados de Bose-Einstein. O trabalho foi publicado na revista "Nature" (www.nature.com).
Empregando um dispositivo conhecido como chip de átomos, a equipe de Jakob Reichel foi capaz de mover a amostra ultracongelada a seu bel prazer. Também conseguiu reduzir a 1/10 o tempo de condensação, para menos de um segundo.
Num chip como o utilizado, átomos circulam em vias definidas pelos circuitos impressos, assim como elétrons num chip normal de computador. A diferença é que os átomos circulam acima do circuito e não nele.
O chip, dentro da câmara de vácuo, permite controlar a energia dos átomos. Outros tipos de manipulação atômica já haviam sido realizadas com chips como esse, mas o grupo de Garching foi o primeiro a obter o condensado de Bose-Einstein.

Texto Anterior: Física: Superátomo congelado fica com o Nobel