São Paulo, sexta-feira, 11 de abril de 2008

Texto Anterior | Índice

BIODIVERSIDADE

Catálogo digital ajudará espécies de Madagascar

DO "INDEPENDENT"

Um estudo destinado a evitar a destruição progressiva da vida selvagem em Madagascar pode servir de modelo para proteger milhares de animais e plantas que vivem em "hotspots" de biodiversidade -áreas ricas em espécies e sob ameaça intensa, como o cerrado.
A equipe de 22 pesquisadores de seis países levou dez anos para terminar o estudo. Os cientistas mostraram que é possível compilar um plano de conservação baseado na análise dos paradeiros e habitats de 2.315 espécies de formigas, borboletas, rãs, lagartixas, lêmures e plantas.
Eles construíram uma base de dados com a localização exata de milhares de espécies em regiões inteiras do país africano. Então, criaram um programa de computador para calcular o território habitado por cada espécie e, assim, descobrir a melhor maneira de salvá-las, orientando a criação de unidades de conservação (cuja área o governo malgache quer triplicar). É a primeira vez que se compilam dados tão completos de espécies em uma área tão grande. O estudo sai hoje na revista "Science".

Texto Anterior: Psicologia evolutiva: Rosto denuncia estratégia sexual, diz estudo britânico