São Paulo, Domingo, 11 de Abril de 1999
Texto Anterior | Índice

ANOS-LUZ

HARPA MICROSCÓPICA
Cientistas da Universidade Cornell, nos EUA, criaram uma harpa do tamanho de uma célula sanguínea -o comprimento de sua corda mais longa é de 8.000 nanômetros (um nanômetro equivale a um bilionésimo de metro). A harpa (foto), feita de silício, está sendo usada para estudar as propriedades físicas de sistemas vibratórios muito pequenos. Seus criadores já haviam construído a "nanoguitarra", também do tamanho de uma célula sanguínea.

OBSERVATÓRIO
2003
é o ano previsto para a conclusão do Observatório Pierre Auger, na Argentina, que deverá rastrear a origem de raios cósmicos.

SILÍCIO POROSO
Uma versão porosa de silício está sendo estudada para servir como interface de aparelhos mecânicos e tecidos humanos, segundo a revista "Materials World". O material poderia fixar membros biônicos e implantes artificiais no corpo humano. O silício poroso foi descoberto, por acaso, por cientistas da Universidade De Montfort, no Reino Unido. Os pesquisadores cultivaram células de mamíferos sobre o material, que não se mostrou tóxico.


Texto Anterior: Micro/macro - Marcelo Gleiser: A coragem do jovem Einstein
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.