São Paulo, sábado, 11 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

MEDICINA

Família dos EUA recebe implante de chips contendo alerta sobre situação médica
Médicos implantaram ontem nos braços de três membros de uma mesma família da Flórida (EUA) chips contendo uma maneira de ter acesso a informações médicas dos pacientes.
Os três membros da família Jacobs -Jeffrey, 48, Leslie, 46, e Derek, 14- se ofereceram como voluntários para ser as primeiras pessoas a receber sob a pele implantes do VeriChip, feito pela empresa americana Applied Digital Solutions.
A empresa espera que os chips possam substituir braceletes e cartões de alerta médico, como os usados por alérgicos no país.
Pouco maior que um grão de arroz, o VeriChip se parece com dispositivos digitais que vêm sendo implantados em gado há mais de 15 anos. Ele contém um número único de verificação e é composto de materiais inócuos a humanos. Quando lido por um "scanner" apropriado, o chip emite um sinal de radiofrequência que transmite esse número. Usando um computador, médicos de posse dessa informação podem ter acesso a uma base de dados que contém as informações médicas do paciente.
No caso de Leslie Jacobs, o chip conduz a um aviso sobre uma falha na válvula mitral, enquanto as informações sobre Derek alertam que ele é alérgico a antibióticos comuns.
Até agora, no entanto, os hospitais da região em que vivem os Jacobs não possuem os aparelhos necessários para a leitura do VeriChip, que a companhia está oferecendo de graça.
A família Jacobs diz que se submeteu ao procedimento porque quer ter paz.
"Uma vez meu pai entrou na sala de emergência com tanta dor que não podia falar. Minha mãe e eu não conhecíamos toda a sua história médica, nem que remédios ele estava tomando", disse Derek Jacobs.
O ex-dentista tem espinha fundida, histórico de câncer e outros problemas médicos. Leslie Jacobs se disse preocupada com eventuais problemas que pudessem ser causados por médicos ignorantes das condições do marido. (DA REUTERS)


Texto Anterior: Cérebro: Segredo de gênio é visualizar número
Próximo Texto: Relíquia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.