São Paulo, segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Texto Anterior | Índice

Aquecimento tropical promove mais enchentes, aponta estudo com satélite

DO "NEW YORK TIMES"

Um estudo que avaliou as variações de temperatura e o índice pluviométrico no clima tropical desde o meio dos anos 1980 com dados de satélite encontrou uma ligação forte entre períodos quentes e um aumento na freqüência de chuvas de alta intensidade. O número de chuvas fortes foi duas vezes maior do que o projetado em simulações de computador usadas para avaliar como o aquecimento global antrópico (causado pelos humanos) pode alterar o regime de chuvas.
Outros estudos já haviam projetado aumento nas chuvas pesadas em décadas recentes, em áreas tão variadas quanto a América do Norte e a Índia, e os climatologistas já sabiam que uma atmosfera carregada de gases do efeito estufa favorece o surgimento de tempestades.
O novo estudo, porém, é o primeiro a apresentar ligações estatísticas sólidas entre aquecimento e chuvas de alta intensidade, dizem os autores Richard Allan, da Universidade de Reading (Inglaterra), e Brian Soden, da Universidade de Miami. O trabalho foi publicado no site da revista "Science" (www.sciencexpress.org).
A pesquisa da dupla anglo-americana é importante porque "usa observações para demonstrar a sensibilidade das chuvas extremas à temperatura", afirma Anthony Broccoli, climatologista da Universidade Rutgers, de Nova Jérsei (EUA), que não participou do estudo. "Alterações no regime de chuvas intensas são importantes porque inundações súbitas são produzidas por esse tipo de evento. Nos EUA, enchentes matam mais pessoas do que raios ou tornados, e possivelmente apresentam riscos similares em outros lugares."
O novo estudo analisou 20 anos de dados de satélite da Nasa sobre a chuva em regiões tropicais, cobrindo diversos ciclos do El Niño, o superaquecimento das águas do Pacífico.


Texto Anterior: Semi-árido será a região mais impactada, diz pesquisador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.