São Paulo, segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Pecuária é a principal vocação da região, dizem pesquisadores

Adriano Vizoni/Folhapress
Bois em Corumbá (MS), que tem o maior rebanho do Brasil

DE SÃO PAULO

Por suas extensas áreas de cerrado, com abundância de vários tipos de vegetação forrageira, o Pantanal é ideal para a pecuária extensiva -aquela com o gado criado solto na fazenda-, dizem os cientistas da Embrapa.
"Ao contrário de outras regiões, não é preciso derrubar árvores para colocar pastagens no lugar", afirma Walfrido Tomás, especialista na biodiversidade pantaneira.
Segundo ele, apesar da vocação natural, são necessários alguns cuidados para garantir que a atividade não interfira na natureza.
Para ele, o novo software da Embrapa ajudará os fazendeiros a racionalizar o uso dos recursos naturais.
"Nossa maior preocupação é que as fazendas desenvolvam suas atividades mantendo a diversidade biológica e as funções do ecossistemas", afirmou.
Também pesquisador da Embrapa, Urbano de Abreu ressalta que algumas fazendas, sobretudo por conta do tamanho, podem não ser indicadas para a pecuária.
"O software reúne as características econômicas e ambientais da fazenda, o que vai ajudar o produtor a ver se a sua fazenda é ideal para pecuária", afirma. (GM)


Texto Anterior: Ferramenta pode ter várias aplicações
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.