São Paulo, quinta, 11 de dezembro de 1997.

Texto Anterior | Índice

BIOLOGIA MOLECULAR
Proteína pode reparar nervo

RICARDO ZORZETTO
da Reportagem Local

Uma proteína produzida no pâncreas e nos intestinos pode atuar na regeneração de nervos danificados, segundo estudo de cientistas do Reino Unido e do Canadá, publicado hoje na revista britânica "Nature".
A descoberta deverá permitir que os médicos compreendam e aperfeiçoem técnicas de recuperação de nervos, como a desenvolvida por Fausto Viterbo, da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista.
Os cientistas descobriram que a proteína Reg-2 estimula o crescimento das chamadas células de Schwann, que formam uma "capa isolante" em torno das células nervosas, como em um fio de eletricidade.
Segundo os pesquisadores, a proliferação dessas células é necessária para o sucesso da regeneração das células nervosas.
Frederich Livesey, do Laboratório de Biologia Molecular MRC, e colegas afirmam que a proteína Reg-2, que normalmente não é encontrada no sistema nervosos de ratos adultos, é produzida durante o desenvolvimento ou a regeneração das células nervosas.
Fausto Viterbo criou um método que abre a possibilidade de recuperar nervos lesados que perderam a capacidade de se regenerar, sem a necessidade de sacrificar nervos sadios. A porção degenerada do nervo rompido é colada a um outro saudável próximo a ele.

Texto Anterior | Índice