São Paulo, quinta-feira, 12 de abril de 2007

Texto Anterior | Índice

Pacientes diabéticos se livram de insulina após tratamento celular

Além das próprias células-tronco da medula, grupo recebeu quimioterapia

DA REDAÇÃO

Um tratamento combinado de quimioterapia e células-tronco adultas dos próprios pacientes fez com que 14 voluntários ficassem livre da necessidade de tomar insulina diariamente. A pesquisa, feita por brasileiros, foi publicada no "JAMA" (Journal of the American Medical Association).
Apesar dos resultados positivos obtidos até agora, o próprio pesquisador, Julio Voltarelli, da USP de Ribeirão Preto, prefere colocar seu estudo em uma perspectiva maior.
Para ele, é cedo ainda para se falar em cura do diabetes tipo 1, forma doença que foi estudada.
Como os pacientes não desenvolveram nenhum tipo de efeito colateral, os planos agora é ampliar a pesquisa para mais pessoas. O foco principal é usar o mesmo método em crianças. As células usadas foram retiradas da medula.
As pessoas dessa primeira fase tinham entre 12 e 35 anos. Elas estavam na fase inicial da doença, com seis semanas de diagnóstico no máximo. Isso explica porque a insulina voltou a ser produzida. Nessa fase, ainda existem células produtoras da substância no pâncreas, segundo o pesquisador da USP.


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.