São Paulo, terça-feira, 12 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP comemora centenário de José Reis

Jornalista e cientista, considerado pai da divulgação de ciência no Brasil, completaria cem anos hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

O jornalista e cientista José Reis (1907-2002), o brasileiro que mais fez pela divulgação da ciência, será homenageado hoje na USP, em comemoração ao centenário do seu nascimento. E será do jeito que ele gostava: de modo informal, descontraído, quase boêmio.
Às 19h deve começar a Revista Lítero-Musical Biologíadas no auditório Lupe Cotrim, da Escola e Comunicações e Artes (ECA/USP). O nome é uma paródia de "Os Lusíadas", usado por Reis e seus colegas pesquisadores do Instituto Biológico para suas reuniões.
O evento é uma iniciativa do Núcleo e Cátedra Unesco José Reis de Divulgação Científica da ECA/USP, coordenados pelos professores Ciro Marcondes Filho, seu titular, Glória Kreinz e Crodowaldo Pavan.
Reis ganhou justamente da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1975, o Prêmio Kalinga pela sua dedicação à divulgação de ciência, expressa em milhares de textos, publicados pela Folha desde 1947 até praticamente sua morte, em 2002.
"J. Reis", como assinava seus textos na Folha, tornou-se nome de prêmio ainda em vida. O CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) concede anualmente o Prêmio José Reis de Divulgação Científica a instituições, jornalistas e cientistas.
"Ele foi um dos professores mais importantes e queridos da USP", diz Pavan, geneticista emérito e amigo de longa data de José Reis.
O encontro de hoje terá música -Reis era grande fã de MPB- e poesia -ele também escrevia poemas.
As comemorações devem continuar na próxima reunião anual, no mês que vem em Belém, da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), entidade que teve Reis entre seus fundadores, além de ter sido seu primeiro secretário-geral.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Exportação de pau-brasil é limitada, 5 séculos depois
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.