São Paulo, sábado, 12 de julho de 1997.



Texto Anterior | Índice

Estação russa Mir deve ser consertada na próxima semana

das agências internacionais

A estação espacial russa Mir deve ser consertada na próxima semana. Os tripulantes deverão fazer, no dia 17 ou 18 de julho, os reparos causados por uma colisão contra uma nave-cargueiro, que aconteceu no último dia 25. Eles receberam um vídeo gravado que mostra as etapas previstas no trabalho de reparo da estrutura e do sistema de energia da Mir.
O vídeo mostra cenas feitas em uma piscina, com uma réplica do módulo avariado na colisão, para simular as condições dos astronautas e de seus equipamentos no espaço, em que a gravidade é praticamente nula, segundo o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia.
A direção do centro de controle informou que os tripulantes estão instalando um novo equipamento de comunicações a bordo da nave. O transmissor Antares deverá melhorar as transmissões de sinais de rádio e de televisão entre a estação e o controle terrestre.
O vídeo e o novo equipamento foram levados à Mir na segunda-feira pela nave-cargueiro não-tripulada Progress M-35. Com a comunicação mais eficiente, a tripulação poderá executar com mais segurança os reparos a serem feitos na estrutura e nos painéis solares do módulo Spektr, segundo o centro de controle. No acidente ocorrido há 16 dias o Spektr foi perfurado, provocando despressurização do ar no interior da Mir. Os danos nos painéis solares e em outros equipamentos do módulo acarretaram perda de 30% a 40% das reservas de energia da estação.
Os reparos deverão ser executados fora da Mir, com "passeios no espaço" feitos pelos russos Vassili Tsibliev (comandante da missão) e Alexander Lazutkin. O norte-americano de origem britânica Michael Foale deverá ficar a bordo da nave Soyuz TM-25 para resgatá-los em caso de emergência.



Texto Anterior | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.