UOL

São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2003

Próximo Texto | Índice

ANTROPOLOGIA

Estudo feito em duas cidades do pampa sugere que área do RS teve grande contribuição de genes indígenas

Gaúchos carregam DNA de índios extintos

Regiões do Rio Grande do Sul, o mais europeu dos Estados brasileiros, podem abrigar uma população quase tão indígena, do ponto de vista genético, quanto a Amazônia. Pesquisadores gaúchos analisaram o DNA de seus conterrâneos da região do pampa (planície com vegetação rasteira) e revelaram que mais da metade descende de mães índias -de tribos que sumiram há 200 anos.
Por enquanto, os dados se restringem a 52 pessoas de Bagé e Alegrete, no extremo sul gaúcho, perto da fronteira com o Uruguai. Se mais análises confirmarem a hipótese da geneticista Maria Cátira Bortolini, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), o DNA dos atuais gaúchos pode fornecer a única janela para entender os charruas e minuanos, tribos do pampa que deixaram de existir no começo do século 19.
"As pessoas que nos forneceram as amostras de DNA não têm a menor idéia dessa origem indígena, tanto que elas se definem como descendentes de espanhóis e portugueses, ou simplesmente como gaúchos, porque a relação com os índios já está muito distante no tempo", diz Bortolini. Mesmo assim, 62% das pessoas estudadas revelaram ter ascendência indígena pelo lado materno -nível comparável ao que se encontra na Amazônia.
Dá para apontar com certeza a fonte materna desse sangue indígena porque o mtDNA (DNA mitocondrial) estudado pelos pesquisadores gaúchos só é transmitido de mãe para filho ou filha. Proveniente das mitocôndrias, as produtoras de energia química das células, só o mtDNA dos óvulos costuma passar para o embrião, não o dos espermatozóides -e por isso esse material genético funciona como um bom marcador da linhagem materna.
"Nós tínhamos uma idéia do que poderíamos encontrar, porque a região do pampa, assim como o Uruguai e tudo o que se costumava chamar antigamente de Banda Oriental, era ocupada por esses índios do grupo pampiano, principalmente charruas e minuanos", afirma Bortolini.
"Eram índios nômades, de planície, e parece que influenciaram muito o arquétipo do gaúcho, como o fato de serem cavaleiros, de usarem as boleadeiras e o chiripá [espécie de calça larga sem costuras, típica do pampa]."
Assim como os nativos das grandes planícies dos Estados Unidos, os charruas e minuanos capturaram cavalos trazidos pelos europeus e ofereceram considerável resistência à conquista de suas terras. Por isso, ganharam fama de rebeldes e aguerridos e a indesejada atenção dos colonos portugueses e espanhóis, que trataram de fazer tudo para exterminá-los.
A hipótese ligando os gaúchos a essas etnias foi testada na dissertação de Andréia Rita Marreiro, aluna de Bortolini na UFRGS. No estudo, o mtDNA dos moradores de Bagé e Alegrete foi comparado ao dos guaranis, outro importante povo indígena da região Sul, mas cuja identidade genética é bem mais conhecida que a dos obscuros charruas e minuanos.

Conexão chilena
O resultado, embora decididamente indígena, não batia com as características específicas do mtDNA guarani, nem com a distribuição dos grupos mitocondriais A, B, C, D (os mais comuns entre os nativos americanos) comum nesse povo.
"Entre os guaranis, o grupo mais comum é o A, com cerca de 70% das pessoas, enquanto o C e o D são muito baixos, por volta de 7%. Nessas amostras, a proporção de C e D é de 30% cada um", compara Bortolini. Aparentemente, o mtDNA dos gaúchos do pampa se assemelha muito ao dos mapuches, uma tribo que habita os Andes chilenos.
"Estamos nos deparando com o que se poderia chamar de genomas-testemunho, já que esse DNA mitocondrial pode ser o único testemunho que restou de povos desaparecidos, como os charruas", diz Bortolini. Por outro lado, a comparação com a região da serra Gaúcha, colonizada principalmente por italianos e alemães, revela que ali os genes indígenas foram praticamente substituídos pelos de europeus.

Próximo Texto: Panorâmica - Genômica: Britânicos, alemães e americanos soletram genes da bactéria da coqueluche