São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Índice

Brasil e Argentina lançam foguete de testes no Rio Grande do Norte

Modelo é mais simples do que experimento que deu errado em julho, no MA

DA REPORTAGEM LOCAL

O lançamento de um foguete experimental montado numa parceria entre Brasil e Argentina deve ocorrer entre a manhã de hoje e a da próxima segunda-feira (17), no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, no Rio Grande do Norte.
O modelo VS-30 testará em vôo um sistema de navegação por GPS desenvolvido pela UFRN (Universidade Federal do Rio do Norte) para guiar o propulsor do foguete. A Comissão Nacional de Atividades Espaciais da Argentina é responsável pelo teste do segmento superior, o chamado módulo de carga útil, que deve se separar do propulsor brasileiro e chegar a 140 km de altitude.
A parte argentina do foguete deve retornar à atmosfera e pousar de pára-quedas no Atlântico, em uma área com raio de 28 km próxima à costa. A FAB (Força Aérea Brasileira) mobilizou um avião e dois helicópteros para a operação de resgate da carga.
O VS-30 é mais simples do que o VSB-30, um foguete que fracassou num teste em julho no Maranhão. Segundo o coronel Luiz Fernando de Azevedo, do CTA (Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial), um defeito comprometera o pára-quedas do módulo de carga projetado em parceria com técnicos alemães. Com os argentinos fazendo a carga útil agora, os militares esperam ter mais sucesso. "Eles vêm trabalhando nisso há dez anos", afirma Azevedo. (RAFAEL GARCIA)


Texto Anterior: Bloco dos EUA veta negociação de meta em Bali
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.