UOL

São Paulo, quinta-feira, 13 de março de 2003

Texto Anterior | Índice

ASTRONOMIA

Observação foi feita com o telescópio Hubble

Vento estelar varre atmosfera e cria cauda em planeta extra-solar

ESA
Ilustração de planeta extra-solar que orbita a estrela HD209458; astro está perdendo sua atmosfera em razão da proximidade com a estrela, formando uma cauda similar às que se formam nos cometas

O planeta passa rente à estrela, zunindo a 360.000 km/h. Nessa balada, executa uma órbita completa em torno dela a cada 3,5 dias terrestres. Mas está acabando o gás, advertem os cientistas.
Sério. A atmosfera do planeta está sendo varrida num ritmo vertiginoso, segundo observações feitas com o telescópio espacial Hubble. As imagens permitiram a primeira detecção de hidrogênio num planeta extra-solar.
Não que hidrogênio deva ser raro nesses astros. Ao contrário, ele deve ser o elemento principal de todos os cento e tantos planetas já descobertos fora do Sistema Solar até agora -em geral gigantes de porte igual ou superior que o de Júpiter, o maior em torno do Sol.
Ocorre que analisar a atmosfera desses planetas exige condições especiais: a estrela-mãe precisa ser observada no exato instante em que o planeta passa na frente dela. Quando isso acontece, parte da luz da estrela passa raspando pela atmosfera do planeta, mas ainda assim, chega à Terra, trazendo consigo uma "assinatura" das substâncias que encontrou ao irromper o ar daquele mundo.
Até agora, só esse planeta, orbitando a estrela HD209458 a 150 anos-luz daqui, ofereceu as condições de alinhamento necessárias à observação. Nele foi detectado o primeiro traço de sódio na atmosfera, há dois anos.
O mais surpreendente da descoberta, reportada hoje na revista "Nature", é a constatação de que a atmosfera do planeta está expandida além do normal. E mais: o vento estelar (corrente de partículas emanadas da estrela) é tão intenso que está fazendo com que o ar seja varrido para o espaço. Pelo menos 10 mil toneladas de hidrogênio estão sendo perdidas a cada segundo, formando uma cauda gasosa, similar à de um cometa.
Isso ajuda a explicar por que somente um planeta com tempo de órbita inferior a três dias foi achado até hoje -provavelmente há outros, mas já estão gastos demais para serem detectados.
A próxima meta agora é estudar a cauda do planeta. "Nós estamos requisitando tempo no Hubble para isso. Vamos ver se vai acontecer", conta a porto-riquenha Gilda Ballester, da Universidade do Arizona (EUA). Além dela, participaram do estudo cientistas do Observatório de Genebra e do Instituto de Astrofísica de Paris.

Texto Anterior: Efeito Estufa: Óleo de peixe faz ovino emitir menos metano