São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPAÇO
Ucrânia deve entrar em consórcio
Grupo internacional quer base brasileira

da Reportagem Local

A Ucrânia anunciou ontem que pretende participar de um consórcio com Brasil, Itália e Estados Unidos para lançar satélites do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão. O anúncio foi feito pelo líder da agência espacial ucraniana, Olexander Nehoda.
O centro de Alcântara tem a vantagem de se localizar perto da linha do Equador, o que permite grande economia de combustível.
Na próxima terça-feira, Brasil e EUA assinarão em São Luís (MA) um acordo de salvaguardas tecnológicas, condição exigida pela legislação norte-americana para que suas empresas possam usar a base de Alcântara. Ele visa garantir sigilo para tecnologias consideradas estratégicas, de possível utilização militar.
O acordo será assinado pelo ministro brasileiro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Sardenberg, e pelo embaixador dos EUA no Brasil, Anthony Harrington. Ele vai permitir o lançamento de satélites comerciais norte-americanos, 80% do mercado mundial.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Sexualidade: Hormônio pode melhorar a libido
Próximo Texto: Biotecnologia: Cientistas encontram gene que pode aperfeiçoar feijão e soja
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.