São Paulo, quinta-feira, 13 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

COMPORTAMENTO ANIMAL


Cobra-cega dá a própria pele para os filhotes comerem, afirma estudo
Mãe que é mãe dá a própria pele para o filho comer. Pelo menos é assim que agem as fêmeas das cobras-cegas, bichos exóticos que vivem debaixo da terra e que na verdade são anfíbios e não répteis, como o nome popular poderia sugerir. São autênticos "sapos sem patas", na brincadeira dos biólogos.
A descoberta de que esses animais, conhecidos como cecílias (palavra que em latim significa "ceguinha", já que os bichos têm olhos praticamente inoperantes), usam a pele para cuidar dos filhotes está na edição de hoje da revista científica britânica "Nature", mas trata-se de algo que desde 1993 já era suspeitado pelos cientistas.
Foi quando o pesquisador Carlos Jared, do Instituto Butantan, em São Paulo, notou que as fêmeas da espécie Siphonops annulatus, que existe no sul da Bahia, ficavam mais claras ao cuidar da prole.
O fato foi comentado com um pesquisador visitante, Mark Wilkinson, hoje no Museu de História Natural, de Londres. O estudo foi então passando de continente para continente, e de bicho para bicho.
O artigo finalmente publicado na "Nature" por sete autores de cinco países -incluindo também Marta Antoniazzi, do Butantan- descreve o fenômeno em uma cecília africana, a Boulengerula taitanus. (RBN)


Texto Anterior: Fóssil traça elo entre ancestrais humanos
Próximo Texto: Lançamento: Principal revista de astronomia chega ao Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.