São Paulo, segunda-feira, 13 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ASTRONOMIA

Alinhamento de planetas atinge ápice
Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno atingem sua aproximação aparente máxima hoje no céu. O alinhamento quase perfeito dos planetas é uma oportunidade rara de observá-los todos em um mesmo setor do firmamento.
Hoje e durante mais dois dias os planetas estarão bem próximos uns dos outros. Mercúrio será o mais difícil de visualizar, por descer para baixo da linha do horizonte pouco depois do Sol.
Mesmo assim, olhando para a direção em que o Sol se põe (oeste) no início da noite (por volta das 18h30), será possível ver Vênus, Saturno e Marte bem agrupados, perto do horizonte, e Júpiter, brilhante, mais acima.
Uma dica para diferenciar os planetas das estrelas é observar seu brilho. Quando o objeto é uma estrela, há variação no brilho, como se ela estivesse piscando. No caso de um planeta, o brilho é constante.
A observação pode ser feita em qualquer lugar, desde que o horizonte seja visível e não exista luminosidade artificial excessiva. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Cosmologia: Grupo põe à prova idéia de Universo cíclico
Próximo Texto: Passado fervente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.