São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2008

Texto Anterior | Índice

HISTÓRIA VIVA

Tamareira brota de semente de 2.000 anos e passa bem

DA ASSOCIATED PRESS

Com pouco mais de três anos de idade e cerca de 1,2 metro de altura, Matusalém cresce bem. "É linda", disse Sarah Sallon, sobre a tamareira cujos pais podem ter fornecido alimento para os judeus cercados na fortaleza de Massada há 2.000 anos.
A pequena árvore brotou em 2005 a partir de uma semente recuperada da região, onde judeus rebelados cometeram suicídio para não se renderem aos romanos.
Uma datação por radiocarbono de fragmentos daquela semente, e de outras achadas no local que não chegaram a brotar, indica que ela tinha 2.000 anos. É, portanto, a mais antiga semente conhecida a gerar uma árvore.
Sallon, diretora do Centro de Pesquisa médica Hadassah, em Jerusalém, atualizou a saga de Matusalém na revista científica "Science" (www.sciencemag.org).
Os pesquisadores ainda não sabem se a árvore é menino ou menina -só poderão descobrir quando ela tiver seis ou sete anos.
A análise do DNA mostrou que a árvore não é muito parecida com variedades atuais de tamareira. Antes de Matusalém, uma semente de lótus de 1.300 anos era a mais antiga a originar uma planta.


Texto Anterior: Ricos têm proposta "vaga" contra emissões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.