UOL


São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ANTROPOLOGIA

"Homem do gelo" feriu três antes de morrer
Ötzi, o homem de 5.300 anos dos Alpes austro-italianos cujo corpo foi preservado quase intacto pelo gelo, feriu pelo menos três inimigos antes de morrer, afirma um cientista australiano.
Tom Loy, da Universidade de Queensland, analisou a faca e as flechas que o "homem do gelo" carregava quando foi encontrado e descobriu traços do sangue de três pessoas (identificadas por intermédio do DNA) em suas armas.
Além disso, Ötzi também tinha traços do sangue de uma quarta pessoa em seu manto feito de palha. A interpretação do cientista para o achado é que ele lutou com pelo menos três indivíduos, antes de morrer, e os feriu. Um companheiro dele que teria tomado parte no combate pode ter sido a quarta pessoa.
"Achamos que ele tomou parte numa escaramuça de fronteira e que estava tentando voltar para casa", diz Loy. Ötzi morreu com uma flechada nas costas. (DO "INDEPENDENT")


Texto Anterior: Caça submarina
Próximo Texto: Aquecimento global: Canadá anuncia plano contra o efeito estufa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.