São Paulo, sábado, 13 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Nasa atropela avaliação de suas pesquisas

DE WASHINGTON

A maneira com que a Nasa tem divulgado os resultados de suas pesquisas em astrobiologia tem gerado desconforto entre cientistas.
Virou prática corrente na agência espacial americana usar seu departamento de relações públicas para espalhar notícias sobre seus estudos antes de eles serem revisados e aprovados por publicações independentes.
Foi assim com o trabalho sobre moléculas precursoras do DNA em asteroides. A pesquisa só foi liberada anteontem à noite pela revista científica "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA, mas a agência já estava alardeando o resultado desde segunda-feira.
Pesquisadores da Instituição Carnegie de Washington, que colaboraram com o estudo, recusavam-se a falar com a imprensa antes de ter a confirmação da publicação da pesquisa.
O receio foi alimentado, em parte, pelo fracasso de cientistas da agência em reproduzir outro trabalho que tem sido questionado: a descoberta de uma bactéria supostamente capaz de incorporar arsênio ao seu DNA.
Pesquisadores canadenses que tentaram reproduzir o estudo, porém, apontaram uma série de erros no trabalho da Nasa. A agência ainda não se retratou. (RG)



Texto Anterior: Nasa acha 'receita de DNA' em meteoritos
Próximo Texto: Mosquitos estéreis viram arma antimalária
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.