São Paulo, quinta, 13 de agosto de 1998

Texto Anterior | Índice

"Cético' vê falha em medições

especial para a Folha

A discussão sobre o aquecimento global é ideologicamente carregada.
Soterrados sob o consenso de cientistas liderados pelo IPCC (sigla em inglês de Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática, da ONU), os "céticos" usam de todas as armas para ser ouvidos.
O cacique dessa tribo é S. Fred Singer, que preside o Sepp (Projeto de Política Científica e Ambiental). A Folha o procurou por e-mail.
A mensagem acabou sendo respondida, na forma de um recado de seis linhas, por John Christy, professor da Universidade do Alabama (EUA).
Christy, 47, acusa Frank Wentz de não ter levado em conta outros três fatores de distorção. Isso reabilitaria, diz, a conclusão anterior, de resfriamento.
Christy tem competência científica para participar do debate. Ele é citado no comentário de Dian Gaffen, da Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (Noaa, responsável pelos satélites), na mesma "Nature".
Questionado sobre a publicação de seus resultados, Christy argumentou que trabalhos científicos podem demorar até 18 meses para ser aceitos. Afirmou que seriam editados neste mês na publicação "Journal of Climate". Queixou-se de ter sido excluído do processo de revisão da "Nature".
O cientista do Alabama silenciou, porém, sobre um eventual vínculo seu com o Sepp. Após nova consulta, disse que não tinha ligação nenhuma e não sabia como tinha sido posto em contato com a Folha.
A primeira mensagem de correio eletrônico recebida de Christy registra que o intermediário foi Candace Crandall, do Sepp. (ML)



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.