São Paulo, terça-feira, 13 de novembro de 2007

Próximo Texto | Índice

Paixão de índios por álcool deu origem ao chocolate

Estudo sugere que primeiro destino do cacau foi produção de um tipo de cerveja

Vasos de cerâmica com 3.100 anos encontrados em Honduras tinham vestígios de uma bebida fermentada feita com a polpa da fruta

Museu de San Pedro Sula/"PNAS"
Vaso usado por povo hondurenho antigo para guardar a bebida

Um grupo de cientistas americanos que analisou vasos de 3.100 anos encontrados em Honduras anunciou ontem ter encontrado traços de cacau nas peças de cerâmica. A descoberta faz a data de origem das bebidas baseadas na fruta recuar em cinco séculos, afirmam os pesquisadores.
Segundo os cientistas, a iguaria que era armazenada nas peças analisadas -achadas em Puerto Escondido, no noroeste hondurenho- não usava a semente de cacau como matéria principal. Tratava-se de uma espécie de cauim, fermentado alcoólico semelhante à cerveja, mas feito de polpa fermentada da fruta do cacau, conhecido como chicha no restante da América Latina.
A descoberta está descrita em um estudo na edição de hoje da revista científica "PNAS" (www.pnas.org). Segundo os autores, ao preparar a chicha é que os nativos da região descobriram a matéria-prima do chocolate -que vem da semente torrada e moída do cacau.
"Durante o processo de preparação dessa cerveja, descobriu-se que ao fermentar as sementes da planta se obtém o sabor de chocolate", afirmou John Henderson, antropólogo da Universidade Cornell, em Ithaca (EUA), líder do estudo. "Pode ser que as raízes da indústria moderna de chocolate remontem a essa bebida fermentada primitiva."
Além de Henderson, o estudo teve a participação de outros três antropólogos e de Jeffrey Hurst, pesquisador do centro técnico da Hershey's, a maior fabricante de chocolate dos Estados Unidos.
A descoberta foi feita dentro da área de ocupação de povos maias, mas é de importância também para o estudo da cultura de outros povos americanos, como os astecas. Todas essas culturas tinham o cacau, nativo da Amazônia, como um elemento fundamental de sua economia. O grão foi usado como moeda em algumas regiões, e a bebida de chocolate tinha papel social e religioso em alguns círculos. A própria palavra "xocoátl", vem do náhuatl, o idioma asteca, e significa literalmente "água amarga".
O chocolate foi descoberto pelos espanhóis no século 16 e levado à Europa, onde foi misturado ao leite e se disseminou com receitas distintas das usadas na Mesoamérica.
A descoberta dos pesquisadores americanos foi possível porque as peças de cerâmica hondurenhas analisadas ainda possuíam vestígios de teobromina, uma molécula encontrada apenas em compostos derivados de cacau. Segundo arqueólogos, os vasos analisados foram encontrados em casas "grandes e luxuosas" do povo que habitou Puerto Escondido na época.

Próximo Texto: Aquecimento global: Não agir no clima é crime de responsabilidade, diz ONU