São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em breve

Agronomia
Pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa e da Embrapa estão desenvolvendo um método de controle biológico (o uso de um organismo para eliminar outro) para acabar com nematóides -vermes microscópicos que parasitam plantas cultivadas. Eles vêm usando, com sucesso, a bactéria Pasteuria penetrans para conter nematóides que atacam plantas medicinais.

Biologia
Os dentes molares dos mamíferos podem ter surgido independentemente em dois pontos distintos do planeta, dizem pesquisadores do Museu de História Natural de Oklahoma (EUA). Eles chegaram à conclusão, publicada na revista "Nature", após fazer nova análise de registros fósseis. A possibilidade deixa claro o quanto esses dentes versáteis foram importantes para o sucesso dessa classe animal que inclui o ser humano.

História
A polícia secreta da extinta Alemanha Oriental -a Stasi- frequentemente "etiquetou" dissidentes suspeitos com substâncias altamente radioativas nos anos 70 e 80, para que agentes portando detectores de radiação pudessem segui-los. Quem afirma isso é Klaus Becker, um especialista em proteção contra radiação. Evidências da prática do rastreamento radioativo foram encontradas nos vastos arquivos da Stasi.

1890-1914 - No tempo das incertezas
176 págs. R$ 22,00
Angela Marques da Costa e Lilia Moritz Schwarcz.
Companhia das Letras (r. Bandeira Paulista, 702, cj. 32, CEP 04532-002, São Paulo, SP, tel. 0/ xx/11/ 3846-0801)

O livro aborda a perspectiva histórica da virada do século 19 para o 20, marcada pelo otimismo gerado pelo efervescente desenvolvimento científico.



Texto Anterior: O franco-atirador
Próximo Texto: Micro/Macro - Marcelo Gleiser: Representações do infinito
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.