São Paulo, quinta-feira, 14 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOLOGIA

Em estudo, inseto sempre volta ao formigueiro por caminho mais curto

Formiga do Saara tem "hodômetro"

Divulgação
A formiga Cataglyphis fortis mede apenas a distância horizontal

RICARDO BONALUME NETO
DA REPORTAGEM LOCAL

Formigas são capazes de voltar para o formigueiro sempre pelo caminho mais curto. Pesquisadores de Alemanha e Suíça mostraram agora que formigas de uma espécie do deserto do Saara fazem isso utilizando um sofisticado método de computar a distância.
Mesmo que o caminho tenha altos e baixos -como inevitavelmente vai ter, dadas as dimensões de um inseto-, a formiga da espécie Cataglyphis fortis ignora essa distância vertical e computa sua localização com base apenas na distância horizontal.
É como se a formiga criasse um mapa virtual de duas dimensões, localizando o ponto de partida e a linha mais reta até ele. Mas cientistas ainda não sabem como funciona esse sistema de navegação.
"O cheiro foi excluído, pois essas formigas Cataglyphis não marcam sua trilha [em contraste com outras espécies"", disse à Folha um dos autores do estudo, Bernhard Ronacher, da Universidade Humboldt, de Berlim. Sua equipe planeja novos experimentos para investigar o fenômeno.
O estudo foi feito com formigas na Tunísia (norte da África) e está na edição de hoje da revista "Nature" (www.nature.com).
A espécie Cataglyphis fortis é capaz de procurar comida a centenas de metros do formigueiro através de uma paisagem desértica -que pouco varia- e voltar rapidamente para o seu refúgio.
Para direcionamento, as formigas usam uma "bússola" baseada nas diferenças de luminosidade. Mas ainda não se sabe como funciona o "hodômetro" do inseto.
Para começar a decifrar o mecanismo de computação de distância os pesquisadores testaram o comportamento das formigas em uma série de subidas e descidas no caminho até a comida e também em percursos retos.
O terreno ondulado correspondia a 8,7 metros de caminhada, mas, em linha reta, a distância seria de 5,2 metros. Ao mudarem para uma pista reta, em vez de percorrerem distância mais longa, as formigas andavam em média 4,7 metros antes de darem meia-volta e começarem a procurar a comida, indicando que o seu "hodômetro" registrou a distância percorrida em linha reta.

Texto Anterior: Astronomia: Cientistas elaboram modelo para explicar rotação do planeta Vênus