São Paulo, sexta-feira, 14 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CLIMA

Gelo flutuante derrete com mais rapidez
As imensas plataformas de gelo que se projetam do continente antártico para o oceano derretem muito mais rápido do que se imaginava, o que deverá obrigar os cientistas a refazer seus cálculos sobre o impacto do aquecimento global nas calotas polares.
Num estudo publicado hoje na revista científica "Science", uma dupla de pesquisadores dos EUA mostra que aumentos mínimos na temperatura da água do oceano Austral aceleram o derretimento da parte de baixo dessas plataformas, aumentando também a velocidade com que elas descem do continente para o mar -o que pode ter consequências para o aumento do nível dos mares.
Monitorando 23 geleiras gigantes por satélite, eles descobriram que a cada 0,1C de aumento na temperatura da água correspondia um acréscimo no derretimento de um metro por ano. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Astronomia: Equipe encontra irmão do Sistema Solar
Próximo Texto: Neurologia: Cerebelo controla o desempenho em ações que exigem coordenação motora
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.