São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE
Origem foi assentamento
Ibama apreendeu madeira ilegal em MT

DA REPORTAGEM LOCAL

Fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e agentes da Polícia Federal apreenderam ontem 11 carretas com madeira roubada de um assentamento do Incra em Tapurá (Mato Grosso).
É a primeira grande apreensão da Operação Macauã, iniciada na semana passada para controlar o desmatamento ilegal na Amazônia. A carga tinha 350 m³ de troncos e incluía espécies ameaçadas de extinção, como a castanheira, a peroba e o angelim.
Nos caminhões foram encontradas notas fiscais de três serrarias da região de Sinop (MT). Elas foram multadas em R$ 67 mil, mas podem recorrer do valor. De acordo com estimativas do Ibama, 80% da madeira comercializada na região tem origem ilegal.
A invasão e a derrubada das árvores em Tapurá só foram descobertas porque um helicóptero do Ibama sobrevoava a região procurando queimadas ilegais.
Fiscais do Ibama informaram que foram ameaçados por telefone por supostos madeireiros.


Texto Anterior: Biotecnologia: Transgênico é tema de dois seminários
Próximo Texto: Panorâmica: Oncocercose afeta maioria dos ianomâmis
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.