São Paulo, sexta, 14 de novembro de 1997.

Próximo Texto | Índice

Matemático plagiou Einstein, diz estudo

MAURÍCIO TUFFANI
Editor-assistente de Ciência

O físico Albert Einstein (1879-1955) foi o verdadeiro autor da teoria da relatividade geral, e não o matemático alemão David Hilbert (1862-1943), que o teria plagiado.
A conclusão é de três historiado res da ciência e põe fim a uma con trovérsia de quase 80 anos, segun do estudo publicado hoje pela re vista norte-americana "Science".
Eles afirmam que Hilbert baseou sua formulação da relatividade ge ral em cartas encaminhadas a ele pelo próprio Einstein.
Uma delas, de 18 de outubro de 1915, conteria o rascunho do texto que o físico enviou para publicar em 20 de novembro daquele ano. Mas Hilbert acabou enviando o seu artigo cinco dias antes.
A teoria durante algum tempo foi chamada de "relatividade de Einstein-Hilbert". Chegou-se a suspeitar que o físico teria plagia do o matemático. Uma das impli cações da teoria da relatividade ge ral é que a gravidade dos corpos deforma o espaço ao seu redor.
Na comunidade científica, pre valeceu a idéia de que os dois cien tistas alemães desenvolveram a teoria por meios paralelos e inde pendentes. Nessa visão, Hilbert te ria sido o primeiro formulador da teoria, e Einstein, o que foi mais a fundo nas implicações físicas.
Hilbert se destaca na história da ciência como um dos principais estudiosos da lógica e dos funda mentos da matemática.
O estudo foi feito por Leo Corry, do Instituto de História e Filosofia da Ciência e das Idéias, da Univer sidade de Tel Aviv, Jürgen Renn, do Instituto Max Planck de Histó ria da Ciência, de Berlim, e John Stachel, do Departamento de Físi ca da Universidade de Boston.
O estudo demonstra também que, embora tenha sido publicado só em 31 de março de 1916, o artigo de Hilbert foi revisado em 6 de de zembro do ano anterior, depois da publicação do texto de Einstein, que ocorreu em 2 de dezembro.
Dessa forma, segundo Corry e seus colegas, Hilbert teria se apro veitado de uma segunda oportuni dade para avaliar seu trabalho à luz dos estudos de Einstein.
Corry, Renn e Stachel descartam qualquer possibilidade de Einstein ter plagiado Hilbert.
"O artigo de Hilbert é matemati camente muito complexo e teria sido muito difícil para Einstein di geri-lo tão rapidamente", dizem os autores do estudo, referindo-se ao período de cinco dias entre as entregas dos dois textos.
Os estudos que levaram Einstein a conceber a relatividade geral se iniciaram em 1908. Hilbert só co meçou a se dedicar ao assunto com rigor a partir de meados de 1915.
Essa época coincide com a da vi sita de Einstein à Universidade de Göttingen, onde Hilbert lecionava.

Próximo Texto | Índice