São Paulo, sábado, 14 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

AMBIENTE

FHC assina criação de 12 novas áreas protegidas e projeto de concessão florestal
Pelo menos no papel, o Brasil acaba de ganhar mais 4.100 km2 de unidades de conservação. O presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou ontem a criação de 12 novas áreas protegidas, em Estados do Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Também enviou ao Congresso o anteprojeto de lei que estabelece a concessão de florestas públicas para a exploração sustentável de madeira e outros produtos.
O país tem hoje 6% de seu território classificado como área protegida. O projeto do governo é que essa extensão chegue a 10%. A maior das novas unidades de conservação, o Refúgio de Vida Silvestre Veredas do Oeste Baiano, tem 1.285 km2 (quase a área do município de São Paulo), e é também a primeira reserva do gênero no país.
Foi criada ainda uma nova Flona (Floresta Nacional) no Espírito Santo, com 4,5 km2, e três reservas extrativistas no Pará, cujas áreas somam 430 km2.
O projeto de concessões prevê que empresas possam ter direitos de exploração de Flonas por até 60 anos. (DA REDAÇÃO)


Texto Anterior: Tecnologia: Unicamp faz relógio atômico ultrapreciso
Próximo Texto: Astronáutica: Nasa quer mandar outra professora para o espaço
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.