São Paulo, quarta-feira, 15 de março de 2006

Texto Anterior | Índice

CLIMA

Gás-estufa bate recorde no ano de 2004
O dióxido de carbono e outros gases-estufa atingiram um nível recorde na atmosfera em 2004, afirmou a OMM (Organização Meteorológica Mundial), ligada às Nações Unidas.
Segundo o secretário-geral da agência, Michel Jarraud, os níveis de dióxido de carbono (CO2), o gás-estufa mais abundante, "continuam a aumentar paulatinamente e não dão sinais de estabilização".
A OMM (www.wmo.int) publicou ontem seu primeiro Boletim de Gases-Estufa, dando à comunidade científica dados consensuais sobre a concentração global. Hoje há 35% mais dióxido de carbono na atmosfera do que em 1750, primariamente por causa da queima de petróleo, carvão mineral e derivados. A concentração em 2004 totalizou 377,1 partes por milhão, quase 0,5% a mais do que existia no ano anterior.
A rede britânica BBC reportou ontem que os níveis para 2005 são ainda maiores, o que não foi confirmado pela OMM. (DA ASSOCIATED PRESS)


Texto Anterior: Panorâmica - Internet: Google lança buscador de mapas de Marte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.