São Paulo, sexta-feira, 15 de junho de 2007

Texto Anterior | Índice

Eleição na SBPC acaba empatada, e conselho definirá novo presidente

Matemático e farmacólogo tiveram 579 votos cada; desempate sai em 6 dias

DA REPORTAGEM LOCAL

As eleições para presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) terminaram empatadas ontem, pela primeira vez na história da entidade. Tanto o matemático Marco Antonio Raupp, da USP (Universidade de São Paulo), quanto o farmacólogo Renato Balão Cordeiro, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), receberam 579 votos. A disputa seguirá agora para o conselho da entidade, que tem seis dias para tomar sua decisão.
A votação foi apurada ontem à tarde na sede da SBPC em São Paulo. Também foram contabilizados mais 52 votos em branco e 12 nulos. Como nenhum dos dois candidatos contestou o resultado, o próximo presidente da SBPC, que assumirá um mandato de dois anos, deve ser mesmo escolhido pelos 32 conselheiros da entidade até quarta-feira que vem.

Salvo pelas cédulas
O empate foi definido ontem só após a contagem dos votos de papel -apenas quatro-, pois na votação eletrônica Raupp tinha vencido a contagem por dois votos de diferença. Nas cédulas impressas, Cordeiro zerou a desvantagem.
O resultado indefinido para a presidência da entidade, porém, não interfere na escolha do novo conselho e do restante da nova diretoria. Todos tomam posse em julho, durante a reunião anual da entidade, que ocorrerá em Belém (PA).
O próximo presidente da SBPC substituirá o físico Ennio Candotti, que completa dois mandatos à frente da entidade.
Raupp, que tem apoio de Candotti, é ex-diretor do Laboratório Nacional de Computação Científica e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Hoje, coordena a implantação do Parque Tecnológico de São José dos Campos.
Cordeiro, candidato de oposição, é membro da CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança), alvo de uma reivindicação da SBPC, que pede mais autonomia para o órgão. Ennio defende que a questão dos transgênicos, por exemplo, seja debatida caso a caso pela comissão.


Texto Anterior: Opinião: Novo acordo é um embrião de gestação difícil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.