São Paulo, quarta-feira, 15 de julho de 2009

Texto Anterior | Índice

BIOLOGIA

Gato usa miado especial para manipular dono

DA REDAÇÃO

Qualquer pessoa que tenha gatos em casa sabe que esses animais conseguem ser irritantemente hábeis em persuadir seus donos a fazer suas vontades. Quatro cientistas do Reino Unido e dos EUA agora explicam como.
O grupo de Karen McComb, da Universidade de Sussex (Inglaterra), mostrou que os felinos convencem os humanos a encherem seus pratos ao emitirem um som duplo: um miado agudo de agonia embutido em um agradável ronrom.
Os resultados, publicados ontem no periódico "Current Biology", foram obtidos por meio da análise de gravações do ronrom de dez gatos colocados em situações normais e no ato de pedir comida.
McComb descobriu que há um tipo de grito de alta frequência no meio do ronrom de solicitação (que tem baixa frequência) que, tocado para 50 voluntários humanos, foi julgado muito irritante. Eliminando-o da gravação, o pedido perdia urgência ao ouvido humano.
Segundo a cientista, essa forma de comunicação se aproveita da sensibilidade que os humanos têm a gritos agudos, que lembram os dos bebês.


Texto Anterior: De volta à "Terra"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.