UOL


São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Homem sempre destruiu corais, afirma estudo
O risco que hoje correm os ricos ecossistemas formados pelos recifes de coral é apenas um reflexo de um processo que ocorre há milênios, de acordo com um estudo que sai hoje na revista "Science" (www.sciencemag.org).
A exploração humana sempre é prejudicial e a única maneira de preservar esses ambientes é evitar todo tipo de pesca, coleta ou ancoragem, sugerem seus autores.
"Nenhum recife de coral do mundo é intocado, e faz tempo que eles estão assim", diz John Pandolfi, paleoecologista do Museu Nacional de História Natural. "Até a Grande Barreira de Recifes da Austrália [a mais bem-preservada do mundo] já andou 30% do caminho rumo à extinção ecológica", afirma.
O estudo examinou 14 regiões do mundo, como o Caribe, o mar Vermelho e o oceano Pacífico. Os dados mostraram que o ambiente sofreu severamente todas as vezes em que a exploração humana começou.
(DA REUTERS)


Texto Anterior: Ambiente: Abrolhos terá áreas protegidas de prospecções
Próximo Texto: Biotecnologia: Estudo amplia código genético de fungo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.