UOL

São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

Embrião chinês é um híbrido de homem e coelho

DA REDAÇÃO

Biólogos na China reprogramaram células humanas ao fundi-las com óvulos de coelho previamente preparados e desprovidos de seu material genético original. A partir dos embriões assim fabricados, obtiveram células-tronco, que têm o potencial para se converter em qualquer tipo de tecido.
A pesquisa original será publicada na revista científica "Cell Research" (www. cell-research.com), ligada à Academia Chinesa de Ciências, e recebeu destaque ontem na seção noticiosa da publicação britânica "Nature" (www.nature.com).
Os pesquisadores, liderados por Huizhen Sheng, da Segunda Universidade Médica de Xangai, dizem acreditar que as células obtidas poderiam dar aos cientistas da área uma alternativa às linhagens criadas com embriões humanos, que levantam uma série de questões éticas e legais. Em muitos países, sua utilização é restrita. Apenas o Reino Unido tem uma legislação flexível para essas pesquisas.
Apesar do potencial, muitos pesquisadores que viram o trabalho apontam que as células obtidas não apresentam a mesma flexibilidade das que vêm de embriões humanos, que em alguns casos têm a capacidade de se replicar indefinidamente em laboratório.

Texto Anterior: Biotecnologia: Estudo amplia código genético de fungo