São Paulo, segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÍSICA

Piratas virtuais atacam 2º maior detector do LHC

DA FOLHA ONLINE

Um grupo de piratas virtuais gregos atacou computadores da maior máquina já construída pelo homem. Eles invadiram o segundo maior detector que compõe o LHC (Grande Colisor de Hádrons, na sigla em inglês).
Segundo o jornal britânico "The Telegraph", enquanto o primeiro teste com a supermáquina era realizado, na quarta passada, o clã "GST: Greek Security Team" aproveitou para acessar os computadores de um dos equipamentos ligados ao LHC. Houve investidas contra o LHC na última terça-feira também, diz a publicação.
O jornal informa que o ataque levantou suspeitas sobre a segurança de todo projeto -fato negado pelos físicos do Cern (Centro de Física Nuclear Europeu). Eles afirmam que o controle do equipamento fica em um servidor independente.
O superacelerador de partículas promete desvendar grandes segredos do Universo, como a origem da massa e a misteriosa matéria escura. A construção do LHC levou 14 anos e, para sua implantação, foi feito um investimento de quase US$ 10 bilhões.


Texto Anterior: Phoenix vê vapor, mas não encontra água em Marte
Próximo Texto: Ilusão de ótica: Roupas com listras verticais "engordam"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.