São Paulo, sexta-feira, 15 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro quer abrir florestas para concessão

CLAUDIO ANGELO
EDITOR-ASSISTENTE DE CIÊNCIA

O Ministério do Meio Ambiente quer ver no Congresso, até o fim do ano, um projeto de lei que estabelece a concessão de florestas públicas para empresários.
A proposta, encaminhada há duas semanas pelo ministro José Carlos Carvalho à Casa Civil, prevê que as Flonas (florestas nacionais) possam ser concedidas por até 60 anos para empresas que queiram manejar madeira de forma sustentável.
Hoje, o preço da terra atrapalha a adoção do manejo sustentável porque, para essa atividade, o investimento inicial é mais alto. Outro problema, segundo Carvalho, é que a exploração sustentável acaba provocando concentração de terra.
Segundo Paulo Barreto, do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, a concessão, aliada à criação de Flonas, poderia chegar a atender à demanda atual de madeira da Amazônia, de cerca de 28 milhões de m3. "Você pode conciliar o interesse local [lucro] com o nacional [preservação]", disse.


Texto Anterior: Ecologia: El Niño afeta flores e frutos da Amazônia
Próximo Texto: Panorâmica - Astronáutica: Novo veículo espacial da Nasa voa até 2010
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.