São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2008

Próximo Texto | Índice

Astronautas vão tomar urina reciclada

Estação Espacial Internacional ganha nesta semana sistema de recuperação de água que vai baratear sua manutenção

Investimento foi de de US$ 250 milhões, mas Nasa diz que terá retorno em 2 anos; sabor do líquido é bom, diz repórter após degustação

Matt Stroshane/Getty Images/France Presse
Robert Bagdigian exibe o sistema de recuperação de água que permitirá aos tripulantes da estação espacial beber o próprio xixi

JOHN SCHWARTZ
DO "NEW YORK TIMES"

Qual é o sabor de urina e suor destilados?
Nada ruim, na verdade.
O ônibus espacial Endeavour segue agora numa missão de 15 dias à ISS (Estação Espacial Internacional). Astronautas prosseguirão nesse período com a construção da estação, instalando melhorias que vão permitir dobrar sua tripulação permanente de três para seis pessoas no ano que vem. A geringonça que está chamando mais atenção no trabalho é o "sistema de recuperação de água", que vai reciclar urina, gotículas de suor, água usada e outras formas de umidade. Tudo será destilado e mandado de volta para a torneira.
Com custo estimado de US$ 250 milhões, o sistema vai reciclar até 93% da água usada na ISS. O custo de transportar água e suprimentos para o espaço, porém, é tão alto que a Nasa espera ter o retorno do investimento em dois anos. Sistemas similares seriam essenciais para manter bases em postos distantes, como Marte.
Os astronautas não têm reclamações. Segundo Sandra Magnus, uma das primeiras que beberão a água reciclada na ISS, basta pensar que a água que ingerimos na Terra é filtrada indefinidamente nos organismos e evaporada, voltando na chuva. "Bebemos água reciclada todo dia, numa escala de tempo um pouco maior", diz.
O sistema foi desenvolvido pelo Centro Marshall de Vôos Espaciais, e Robert Bagdigian, líder do projeto, entregou algumas amostras da água à imprensa. O líquido foi produzido em 2005, numa câmara de testes na em que funcionários do Marshall usavam um toalete ("para fazer a "doação", digamos") e se exercitavam para liberar suor e umidade no ar.
Os líquidos foram processados com o mesmo tipo de equipamento que está sendo levado agora no ônibus espacial, e depois tratados com iodo para matar germes e estender o prazo de validade. A água da ISS terá o iodo removido na torneira.
O programa espacial fez testes de paladar para comparar a água reciclada com a água de torneira tratada no mesmo processo e com água de torneira não filtrada. Os voluntários davam notas a cada amostra, sem saber qual estavam bebendo. "Não conseguimos ver nenhuma diferença estatística entre as águas", diz Bagdigian.
Mas, então, qual é mesmo o gosto? Este intrépido repórter abriu uma das garrafas com o rótulo "Água Reciclada Purificada". O texto intimidava um pouco: "Usamos só ingredientes de primeira! Urina, transpiração, vapor de comida, água de banho, fezes animais simuladas e um toque de iodo. Sem adição de calorias ou carboidratos."
Rufaram os tambores, e tomei um gole. A não ser por um ligeiro traço de iodo, tinha gosto de... água. Já bebi águas de torneira muito piores. Não acho que o novo produto fará frente à água mineral Poland Springs, mas ele já tem o mérito de ser a água engarrafada mais cara do planeta -e de fora dele.


Próximo Texto: Sonda indiana pousa no pólo Sul da Lua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.