São Paulo, sábado, 15 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Salmão criado ameaça peixes selvagens

DA ASSOCIATED PRESS

O cultivo de salmão deve ser feito o mais longe possível de rios e de canais para evitar provocar danos à população de salmões selvagens, indica outro estudo publicado pela "Science". O problema está nos piolhos marinhos, crustáceos que normalmente atacam os salmões adultos, e podem passar a infestar também os jovens, mais vulneráveis.
Segundo pesquisadores -que revisaram uma série de trabalhos sobre o assunto a pedido do governo canadense- em condições normais, os salmões adultos contaminados não chegam a sofrer muito com parasita e também não se encontram nos canais e rios migratórios ao mesmo tempo do que os jovens. Contudo, muitas fazendas de salmão usam redes ancoradas nos mesmos canais onde os pequenos peixes selvagens passam migrando. Assim, a transmissão do parasita passa a ocorrer.
Segundo os cientistas, o estudo explica uma infestação de piolhos marinhos que ocorreu em 2001 na costa oeste do Canadá.


Texto Anterior: Pescar menos pode dar mais lucro, mostra estudo
Próximo Texto: Paleontologia: Fóssil de um "mamífero-tanque" é achado nos Andes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.