São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS TRABALHOS DA DUPLA HÉLICE

DNA vai ao céu e à mesa dos ilustradores

Divulgação/"Science"
A nebulosa da Dupla Hélice, em imagem do Spitzer


DA REDAÇÃO

A obsessão dos biólogos com o DNA parece ter contaminado cientistas de outras áreas. Dois estudos publicados hoje transportaram a dupla hélice para as esferas da astronomia e da nanotecnologia.
Um grupo da Universidade da Califórnia (EUA) relatou a descoberta de uma nebulosa cujo formato lembra o DNA. "Ninguém nunca havia visto algo assim no reino cósmico", disse Mark Morris, co-autor da descoberta. "A maioria das nebulosas são conglomerados amorfos de poeira e gás."
A nebulosa da Dupla Hélice, como foi batizada, fica a 80 anos-luz da Terra.
Também na Califórnia, o pesquisador Paul Rothemund, do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), fez o menor origami do mundo, usando moléculas de DNA de verdade. Ele emendou as fitas em formas bidimensionais de milionésimos de milímetro de largura, que podem ser importantes na fabricação de nanodispositivos.
O processo desenvolvido por Rothemund inclui escolher um desenho e usar cadeias longas de DNA para formar o seu contorno. Depois, seqüências curtas, definidas por computador, são adicionadas à moldura para preencher o desenho.
Os dois estudos foram publicados na revista "Nature".


Texto Anterior: Dino alemão confunde origem das penas
Próximo Texto: Biossegurança: Latino diz que não vai rotular transgênicos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.