São Paulo, Sexta-feira, 16 de Abril de 1999
Texto Anterior | Índice

Governo quer produção de soja alterada

da Sucursal de Brasília

A CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) declarou ontem que o Brasil está correndo o risco de perder competitividade no mercado internacional se não começar a produzir logo soja transgênica (modificada geneticamente) resistente a pragas.
A CTNBio havia decidido em setembro passado regulamentar o uso comercial da variedade Roundup, desenvolvida pela Monsanto.
A comissão espera uma decisão final de ação que tramita na 11ª Vara de Justiça Federal, em São Paulo.
Uma liminar proibiu que a soja transgênica fosse liberada para consumo antes de estudo de impacto ambiental. A AGU (Advocacia Geral da União) recorreu.
"Estamos muito preocupados. Segundo o Ministério da Agricultura, o preço da soja tem caído internacionalmente e esse atraso poderá nos colocar fora do mercado, pois sabemos que a soja é extremamente importante para o país", disse o ministro Luís Carlos Bresser Pereira (Ciência e Tecnologia), após a reunião.


Texto Anterior: Argentinos acham múmia de bebê de 1.500 a 2.000 anos nos Andes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.