São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 2002

Texto Anterior | Índice

AMBIENTE

Carvalho quer ação de ricos

Biodiversidade é trunfo na Rio +10, diz ministro

REINALDO JOSÉ LOPES
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho, afirmou ontem em São Paulo que a biodiversidade deve ser o principal trunfo do Brasil na Rio +10, conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável que será iniciada no final de agosto em Johannesburgo, na África do Sul.
Carvalho participou do Fórum de Ministros de Meio Ambiente da América Latina e Caribe, que acontece no Memorial da América Latina até amanhã. Ele afirmou que os países latino-americanos têm hoje maior poder de barganha para cobrar os compromissos assumidos pelas nações industrializadas durante a Eco-92.
"Temos dois terços da floresta tropical do mundo, a maior biodiversidade e a maior reserva de água doce do planeta", afirmou. Para o ministro, a cooperação entre a América Latina e as demais nações com importância geopolítica do Terceiro Mundo, como China e Índia, fortaleceu o bloco.
"A Agenda 21 [carta de intenções da Eco-92" estabeleceu que os países ricos deveriam investir 0,7% de seu PIB em programas de desenvolvimento sustentável nos países pobres. Dez anos depois, esse montante é de apenas 0,2%, metade do que era em 1992", afirmou o ministro.
De acordo com Carvalho, o Brasil conseguiu o apoio da Venezuela para a chamada iniciativa energética brasileira, que propõe a substituição de 10% das fontes de energia tradicionais (como carvão mineral e petróleo) por energias renováveis até 2010.
A proposta deve ser apresentada durante a Rio +10, mas temia-se que a Venezuela, atual dirigente do G-77 (grupo dos países subdesenvolvidos) e grande produtora de petróleo, a vetasse.
O ministro se mostrou otimista sobre a criação de um santuário de baleias no Atlântico Sul, proposta que será levada pelo Brasil à reunião da Comissão Internacional da Baleia em Shimonoseki, no Japão, no dia 20 deste mês.



Texto Anterior: Zoologia: Sensor ajuda crocodilo a detectar presa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.