São Paulo, segunda-feira, 16 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ASTROBIOLOGIA

Molécula orgânica achada em meteorito é extraterrestre

DA FRANCE PRESSE

Um grupo de cientistas do Imperial College de Londres publicou ontem um estudo que reforça as evidências de que moléculas precursoras da vida encontradas em um meteorito achado na Austrália são mesmo extraterrestres. Usando cromatografia -método para separar substâncias- os físicos chegaram à conclusão de que os compostos orgânicos complexos achadas no objeto não são "contaminação" da amostra com material terrestre.
As moléculas achadas no meteorito, a uracila e a xantina, são nucelobases -peças que integram moléculas genéticas como o DNA. Segundo os cientistas, o estudo na revista "Earth Planetary Science Letters" não é uma evidência direta da existência de ETs, mas aponta maior probabilidade de que a vida surja Universo afora.
"Achamos que a vida inicial na Terra tenha adotado nucleobases de fragmentos de meteoritos para uso no código genético", diz Zita Martins, que assina o estudo.


Texto Anterior: Cadastro de florestas estaduais já começou em AM, AC, AP e PA
Próximo Texto: Células-tronco: Lei não impediu crescimento de pesquisa dos EUA na área
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.