UOL


São Paulo, quarta-feira, 16 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA CIENTÍFICA

Governo cria plano para estimular empresas a criar inventos comerciais
O governo federal vai lançar nos próximos dias um programa que visa a criação de "pelo menos mil pequenas e microempresas de base tecnológica", que terão como tarefa transformar em produtos os inventos de pesquisadores que não chegaram à linha de produção.
O anúncio do programa foi feito ontem em Belo Horizonte pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral. Segundo ele, esse é um dos esforços do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para agregar tecnologia à indústria nacional e atrair a participação do setor privado.
O projeto será financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), mas o ministro não citou o valor dos recursos nem detalhou as condições para a obtenção do financiamento. O lançamento será em duas semanas.
"O objetivo é tirar das prateleiras das universidades e dos institutos de pesquisa, e mesmo dos pesquisadores individuais, os seus inventos, as suas inovações. E, com capital de risco, possibilitar a construção de pequenas empresas de base tecnológica, em condições de produzir aquelas peças, aqueles inventos, aquelas inovações", disse o ministro. (PAULO PEIXOTO, DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE)


Texto Anterior: Panorâmica - Biotecnologia: Japoneses vão tentar clonar um mamute
Próximo Texto: 55ª SBPC: Governo estuda pulverizar dinheiro para pesquisa
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.